
Peixe, como gosta de ser chamado, já presidiu o Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura, e agora traz em sua mochila, estas e outras experiências, nessa nova fase do MinC, onde, após ter renovado sua própria estrutura e ferramentas de gestão, expande o conceito e essa experiência, do processo de democratização da cultura em nosso País, para as outras esferas da federação brasileira, órgãos e instâncias públicas e da sociedade civil. Numa nova configuração que vai além da transversalidade tão decantada e necessária, aponta mesmo para o horizonte da centralidade da política cultural no âmbito das diversas políticas públicas, que também se renovam e se democratizam no Brasil.
E, para enriquecer e ilustrar a legitimidade da nossa I Conferência de Cultura, em Rondônia teremos, nada mais nada menos, que a ilustre presença de Queilah Diniz, pensadora e uma das protagonistas de todo esse processo. Queilah, é do quadro do Ministério da Cultura, atualmente do Comitê Nacional da II CNC, mais é daquelas que não mofa e nem deixa mofo em gabinete ou em sala de trabalho. Ela, com toda sua crença e esperança, “espana” mesmo, e, mais ainda, com uma garra de agente popular da cultura, como dizem aqui nos alegres trópicos amazônicos: “uma guerrilheira da cultura”, ela não apenas cumpre obrigação, é uma parceira e primeira ordem. Assim, de Vilhena (Portal da Amazônia), a Guajará-Mirim (Pérola do Mamoré), na fronteira com a Bolívia, teremos nossos delegados das conferências municipais – Chupinguia, Jaru, Buritis, Corumbiara, São Miguel do Guaporé e um monte de outros, num total de 31 municípios e um grande número esperado de gestores, incluindo alguns prefeitos, e vereadores que irão aproveitar esta oportunidade de capacitação e formação. Numa espécie de preparação para o que vem por aí – a construção e implementação dos sistemas municipais, estaduais e nacional de cultura.
Indo para a conferência, que terá seus trabalhos específicos nos dias 02 e 03 de dezembro, nossos delegados prometem tirar o supra-sumo do que há de mais sublime e elevado do ideário democrático de uma sociedade contemporânea - focando as cidades -,e a expressarem este ideário nas estratégias escolherão, como nossa contribuição, para com nosso estado, nesta I CEC, para com nosso país, na II CNC, teremos o total de 87 (oitenta e sete) delegados – 85 eleitos nas municipais, e 2 (dois) delegados natos, de um Conselho Municipal (um do poder público e um da sociedade civil). Vamos lá! A primeira parte - o Seminário - que vai do dia 1º às 14h00min h do dia 02 de dezembro é aberta para todos e todas que puderem se fazer presentes, e a segunda, a Conferência, será aberta apenas aos delegados, observadores e convidados.
Rondônia tem 52 (cinqüenta e dois) municípios, e por diversos fatores não foi possível atingir os 100% (cem por cento). Porém nos orgulhamos de termos alcançado os 31(trinta e um) municípios, com um expressivo número de participantes (85 delegados). Portanto, parabenizamos aos prefeitos, vereadores, comissões municipais organizadoras, agentes da sociedade civil, todas as autoridades e a todos e todas, indistintamente, que se empenharam,
Sobretudo, ao Comitê Estadual na pessoa do Luizão, e à Comissão Organizadora nas pessoas da Bebel (SECEL) e do Marconi (Sociedade Civil), e desejamos um bom Seminário e uma ótima Conferência aos todas e todos os participantes.
Sobretudo, ao Comitê Estadual na pessoa do Luizão, e à Comissão Organizadora nas pessoas da Bebel (SECEL) e do Marconi (Sociedade Civil), e desejamos um bom Seminário e uma ótima Conferência aos todas e todos os participantes.
Há! Em tempo: vejam a Programação pois está recheada de atrações culturais.
SEMINÁRIO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
01 DE DEZEMBRO (terça-feira) MÓDULO I - SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
07:30 - café da manhã
8h30 às 11h – Credenciamento
11h às 11h:30 – Palestra Inteligência Musical – Ronildo Carvalho
12:00 - almoço
13:30 – apresentação cultural (Literatura de Cordel – Doca Brandão) e Zezinho Maranhão
14h – Abertura Oficial
15h - TEMA I: O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura: Estruturação, Institucionalização e Implementação. Palestrante: Roberto Peixe
17h - TEMA II: Participação Social no Sistema Nacional de Cultura.
18h – apresentação cultural – ACCUNERAA – Silvestre
02 DE DEZEMBRO (Terça-Feira) MÓDULO II - GESTÃO E PROGRAMAS EM CULTURA
7h30 – café da manhã
8:30 – apresentação cultural (Hip Hop de Buritis)
9:00 : Formulação e Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Cultura e Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.
10h30 - TEMA IV: Acordo de Cooperação Federativa para Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura.
12h45 – Apresentação cultural – Risoterapia de Cacoal
13h - Almoço
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA DE RONDÔNIA
15h – Apresentação cultural – Diamante Negro
15h20 - Aprovação do Regimento
16h00 – Mesa Redonda – Eixos Temáticos
17h30 – Organização dos Grupos de Trabalho – divisão por eixo temático
18 h – Apresentação cultural- Samba e Rádio Farol
03 DE DEZEMBRO - Quinta-Feira
7:30 – café da manhã
8h30 – apresentação cultural – Cia Atores do Nada de Cacoal
9h - Trabalho em Grupo
12:00 - Almoço
13:30 – apresentação cultural –Pró Jovem de Cacoal
14h00 – Plenária – Apresentação e apreciação das propostas
17h – Escolha dos delegados para a Conferência Nacional
18h – Encerramento da Conferência Estadual
18:20 – Apresentação cultural – Silvio Santos
Por: Prof. Chiquinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário