14 de nov. de 2009

Festival Quebramar rompe paradigmas culturais no Amapá

Heluana- Artista polivalente - Canta na Mini Box e Planeja no Palafita

Nesse último final de semana dias 06 e 07 de novembro, ocorreu na capital, Macapá, a II edição do Festival Quebramar de Música Independente, considerado pela revista Bravo! o 5º mais promissor do país. A Programação contou com Ratos de Porão, mas também enfatizou a participação de bandas nortistas como a rondoniense Ultimato. Além deles os agentes Culturais do Coletivo Caos também se fizeram presentes.

Realizado pelo Coletivo Palafita e Circuito Fora do Eixo, com a apresentação do Governo do Estado do Amapá e vários apoiadores, o evento aconteceu no Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, maior Forte colonial da América do Sul, patrimônio histórico do Brasil.

A edição de 2009, tal qual no ano anterior, foi de graça ao público. Segundo a diretoria da Fortaleza, em torno de 4mil pessoas acompanharam na orla da cidade, ao lado do Rio Amazonas, as doze bandas locais e seis de outros Estados.

Com palestras e discussões durante a manhã e tarde, assuntos como jornalismo cultural, arranjos produtivos locais na economia cultural e emergência cultural na região Norte foram debatidos por músicos, coletivos e produtores nortistas que expunham suas experiências e perspectivas com a mediação do jornalista Alex Antunes e do sociólogo Marcus Vinícius Franchi.

O Festival Quebramar foi um exemplo de discussão, integração e trabalho em conjunto na sua execução, englobando a participação e mão-de-obra dos coletivos Megafônica (PA), PVH Caos (RO), Canoa Cultural (RR) e Difusão (AM) e Casarão Live (PA).

Pontuar anualmente um evento nesse porte, em que possa significar tanto entretenimento e promoção da cultura urbana local quanto a qualificação através do intercâmbio de tecnologias, é sintomático, pois escancara uma vontade e atitude articuladora por meio dos agentes culturais. Estimular a cultura associativista e gerir o diálogo entre a própria região é integrá-la e propor um modelo de gestão, produção, distribuição e circulação que culminem na construção de uma identidade cultural brasileira assumidamente plural.

Saiba mais em http://festivalquebramar.com.br

Por: Jenifer Nunes (Coletivo Palafita)

Nenhum comentário: