4 de dez. de 2008

...PRODUÇÃO DE UMA BANDA...

Um Bate Raio No Bar, De Bar Pro Ar Com O Raio




Esta é a Coluna #2 de três colunas sobre produção musical, ela foi escrita pelo produtor e tecladista RODRIGO SIMÃO. Rodrigo já participou em diversos grupos de música instrumental e bandas de apoio a cantores. Atualmente trabalha como tecladista do DR. SIN e lidera a banda COLONY, que recebeu o prêmio de Revelação de 2000 do Beaver Music Festival (festival de bandas independentes realizado na Califórnia - USA). Também é arranjador e produtor musical para bandas e participa em trilhas sonoras para curta-metragem. Já atuou como produtor musical no programa "No Agito" (Canal 21), tecladista no programa "Festa do Malandro" (TV Gazeta) e compositor de jingles para programas da TV Gazeta e Rede TV. Agora também é colunista na And Heavy Metal For All.



Coluna #2: A Produção de uma Banda



Termos Técnicos

Um certo dia, em um festival de bandas, o organizador do evento pergunta para um músico:- Olá, você é quem vai tocar hoje à noite?- Sim - responde o amigo músico.- Trouxe o "Stage Map"?- Trouxemos... Mas já havíamos mandado tudo com antecedência para sua equipe, inclusive o "Rider Técnico" e o "Input List".- "Ok". Vou dar uma olhada; devo ter deixado junto com o "Release" de vocês. - responde o organizador.Depois de algum tempo, com todos os músicos no palco acertando os últimos detalhes na passagem de som, um deles pergunta para o Técnico de Som:- Posso ligar meu teclado no "Direct Ibox"?- Sem problemas, inclusive o "AC" esta aí do lado.- Eu queria mais som no "P.A", pode ser? - Pergunta o vocalista.- Não dá, o volume geral já está saturando, o que posso fazer é dar mais volume no "Side Fill".- Acho que a microfonia está vindo dos "Over Heads". - diz o baterista.- Pede para o "Roadie" arrumar a posição do "Mic" e me dê um sinal quando estiver tudo "Ok". - Fala o técnico.

Não se assuste, isso não é aula de inglês nem um novo dialeto. Simplesmente é uma conversa muito comum nos palcos da vida. A influência da língua inglesa está presente em muitas coisas que fazemos hoje em dia. Na música não é diferente, por isso é importante estar atualizado com a linguagem desenvolvida no meio musical e se adaptar para não ficar "pagando mico". Não tente inventar um novo vocabulário só para mostrar que você é muito experiente, nem rejeite a linguagem utilizada por achar que fere os princípios dá ética de um brasileiro patriota. O mais importante é:

APRENDA A SE COMUNICAR E DAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS.


Agora veja alguns termos muito utilizados no cenário musical e seus significados:

A.C (Corrente Alternada): Ponto de voltagem indicado por 110v ou 220v.
ADAT: Gravador digital da fabrica Alesis (Oito canais) que utiliza fita S-VHF.
BANANA: Conhecido também como plugue P-10 ou plugue de guitarra.
BANHEIRA: Caixa onde se pluga os cabos de microfones e instrumentos.
BOOM: Pedestal Boom-Jirafa - Pedestal comprido muito usado em novelas.
BRILHO: Gíria. Agudos, freqüências altas.Ex: Mais brilho igual a mais agudo.
CASE: Estojo, rack ou embalagem especial para proteção de equipamentos.
COMPRESSOR: Efeito que comprime o áudio, melhorando o nível de sinal.
DA CAPO: Termo italiano que significa - Do Começo.
DI BOX (Direct Injection Box): Pequena caixinha que regula a impedância e polaridade do sinal mandado do instrumento direto para a mesa de som.
EAR MONITOR: Sistema de retorno individual parecido com aparelho auditivo.
FADE IN: Aumentar gradativamente o volume.
FADE OUT: Abaixar gradativamente o volume.
FLAT: Ponto inicial da escala dos equipamentos eletrônicos.Zero.
INPUT LIST: Endereçamento de canais de áudio para: microfones, instrumentos, etc.
MIC: Microfone.
MIXER: Significa pequenas mesas de som.
O.V.N.I: Gíria. Coisa ou algo muito sensacional, "de outro mundo".
OVER ALL: Microfone para captação geral de um determinado ambiente ou palco.
OVER HEAD (O.H): Dois microfones colocados acima dos pratos de bateria.
P.A (Public Address): Colunas ou caixas de som viradas para o público.
PELINHO / CABELO: Gíria. Quer dizer - Só um pouquinho!
PRATICÁVEIS: Plataformas fixas que elevam do chão o instrumento ou músico.
RÉGUA DE AC: Gíria. Extensão de energia elétrica com varias tomadas.
RELEASE: Documento com informações, fotos e histórico da banda ou projeto.
RIDER TÉCNICO: Lista de equipamentos utilizados pela banda, ex: mix, mic, efeitos, etc.
ROADIE: Ajudante do músico que monta, desmonta e regula os instrumentos.
RODAR LÂMPADA: Gíria. Complicar ou fazer hora. Equivale à gíria "cozinhar o galo".
SIDE FILL: Caixas laterais de palco, sempre denominadas (L) Left e (R) Right.
STAGE MAP: Mapa de palco.
STAGE MONITORS: Caixas de retorno de som utilizadas no palco.
TRIGGER: Dispositivos eletrônicos de contato sensíveis a vibrações.
XLR OU CANON: Conector de três pinos usado em mic.(Canon é uma das marcas).


Ai vai meu conselho: Preste atenção aos diálogos de técnicos e montadores de palco, converse, seja simpático e lembre-se que antes de começar a balbuciar as primeiras palavras, você teve que ouvir muitos sons estranhos e sem sentido, para depois de um tempo começar a entender os seus significados. Divirta-se.




Na próxima edição estaremos montando um Kit-Divulgação, ou seja, Cd Demo, como fazer um Release, como divulgar, etc...


Mensagem:

"Se fores inconstante como a água, não chegarás ao alto" - Marden.


Postado Por: Aime Pereira, Coord. Núcleo de Distribuição.

Um comentário:

Bruno Silveira disse...

Faltou dizer que você pegou esse conteúdo do Whiplash, né amigão?

Fonte:
http://whiplash.net/materias/producao/000341.html