12 de dez. de 2009

Um Papo Sempre Agradável

Olhos e ouvidos atentos no Sempre um Papo (foto: Ramon Alves)

Nem todas as músicas têm histórias interessantes, mas com certeza as histórias e causos das músicas de Chico Buarque rendem uma boa prosa. Baseado nessa máxima, o autor Wagner Homem apresentou sua obra Histórias de Canções - Chico Buarque, livro que trata do contexto de grande parte da obra do compositor carioca, na programação desta última quinta-feira do Sempre um Papo/Rondônia, iniciativa cultural de porte nacional, que, em Rondônia, já contou com presenças como a da cantora Fernanda Takai, do comediante Léo Lins, e do jornalista Guilherme Fiúza.

O evento consistiu em um bem-humorado diálogo entre o autor, o público e a obra de Chico Buarque. Durante a conversa, trechos de músicas eram tocados, seguidos pela fala de Wagner, sempre atento também à participação do público. O autor ainda esteve hoje na Livraria Exclusiva (Porto Velho Shopping) em uma noite de autógrafos.

A OBRA

Wagner explica que o livro surgiu de uma seção do site oficial de Chico Buarque, 'Notas', na qual eram publicadas curiosidades e histórias a respeito das músicas do artista. Um amigo do autor aconselhou-o a transformar todo esse material em livro, que contou ainda com a autorização do compositor.

O livro apresenta um apanhado geral da carreira do artista, no tangente à seleção das músicas presentes no livro, juntamente com versões, histórias, causos e anedotas que contextualizam todo esse conjunto, que acaba soando até como uma biografia de Chico. Abaixo você pode conferir um trecho, no qual Wagner Homem fala sobre a música "A Banda".



O AUTOR

Além de amigo de Chico Buarque há anos, Wagner Homem é o editor responsável pelo site do compositor carioca, partindo dele a proposta para a produção do mesmo, em 1998. "Deformado" - como afirma o próprio - em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. De acordo com o autor, ele ainda planeja escrever mais um livro "Histórias de Canções", dessa vez numa edição com Toquinho.

O QUE VEM POR AÍ

O Sempre Um Papo, com essa edição, encerra a sua programação no ano de 2009, porém Fred Perillo, organizador da edição rondoniense do evento, já acenou com o que poderá vir a ser a programação de 2010: além de citar a possibilidade de edições com os jornalistas Edney Silvestre e Nelson Motta, confirmou a vinda de Rafael Cortez, jornalista e humorista do programa CQC, através de sua conta no twitter.
Por: Ramon Alves

Nenhum comentário: